quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cortes do Boi - Parte I

          Os cortes do boi são padronizados em 21 tipos, incluídos os cortes de “primeira” e os de “segunda”. Entretanto, os valores nutritivos são os mesmos. A carne bovina é uma fonte de proteína, lipídios, vitaminas e minerais. A idade do gado abatido influi no sabor e na textura da carne, e sua maciez depende muito do corte. São os seguintes os cortes:

1 - Pescoço                                 11 - Mamina

2 - Acém                                     12 - Coxão mole
3 - Peito                                     13 - Lagarto
4 - Paleta                                    14 - Patinho
5 - Fraldinha                                15 - Costela
6 - Filé mignon                             16 - Alcatra (+Picanha)
7 - Bisteca                                   17 - Capa de filé
8 - Contra Filé                              18 - Coxão duro
9 - Músculo                                  19 - Cupim
10 - Ponta de agulha                     20 - Aba do Filé
                                                  21 - Rabo


          A carne pode ser considerada como um alimento nobre para o homem, pois serve para a produção de energia, para a produção de novos tecidos orgânicos e para a regulação dos processos fisiológicos, respectivamente, a partir das gorduras, proteínas e vitaminas constituintes dos cortes cárneos. Na hora de comprar a carne, preste atenção nas seguintes características: consistência firme e compacta; cor vermelha brilhante. A gordura deve ser branca ou amarela pálida; se for muito amarela, é sinal que o animal era velho e, portanto, que a carne é dura.

          Para começar, o que fazer com o primeiro corte (pescoço)? Bom, o pescoço do boi é considerado como carne de “segunda” e, alguns, a consideram de “terceira”. Ela pode ser moída ou cortada em cubos e é usada, geralmente, para fazer sopas e cozidos, além de pratos que exijam bons molhos, como ensopados, picadinhos e carnes de panela. Por ter muito tecido conjuntivo e gordura, exige prolongado tempo de cozimento.




0 comentários:

Postar um comentário

Sobre

Minha foto
Equipe Costela
Costelaria situada em Fortaleza, no bairro da Maraponga (desde 2002) e em Papicu(segunda Casa, inaugurada em abril de 2009). Nosso carro chefe é a típica Costela de Ripa gaúcha. O cardápio conta com pratos regionais, cozinha A La Carte, masssas e pizzas genuinamente italiana com base de mussarela de búfala.
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.

Seguidores